Como Os Pais Podem Ajudar Nas Tarefas Escolares Dos Filhos

 

 

 

 

 

Ajudar nas tarefas escolares dos filhos é importante para que eles conquistem um bom desempenho escolar e cultivem hábitos de estudo saudáveis a longo prazo. 
Mesmo que você não disponha de muito tempo para fazer esse acompanhamento durante a semana, é possível, sim, ajudar as crianças com o dever de casa - basta estabelecer isso como uma prioridade e ser persistente. 
Para te ajudar, apresentamos, neste texto, dicas de como os pais podem ajudar nas tarefas escolares dos filhos. 
Confira!

Como ajudar nas tarefas escolares dos filhos: entenda a função do dever de casa 
De acordo com a doutora em educação Vanda Cristina Moro Minini, a função da lição de casa é auxiliar na fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula. A especialista pontua que a tarefa de casa nunca pode trazer um conteúdo inédito; portanto, o papel dos pais, nesse momento, é o de acompanhar, e não o de ensinar a matéria. 
A criança que aprende a realizar as tarefas escolares para casa com organização e disciplina tem mais chances de desenvolver bons hábitos de estudo ao longo da vida acadêmica. Se, desde cedo, a criança compreende que é importante dedicar um tempo diário aos estudos, pois isso facilita o processo de aprendizagem, provavelmente não estudará “em cima da hora” em etapas posteriores do ensino. 
Conheça, agora, nossas dicas para tornar a rotina do seu filho com as tarefas escolares mais tranquila e proveitosa.

Como os pais podem ajudar nas tarefas escolares dos filhos: 3 dicas

1. Estabeleça um horário para a realização das tarefas
Isso é importante para que as tarefas sejam vistas como uma parte natural da rotina diária da criança. Não precisa ser um horário muito exato, do tipo “das 15 às 16 horas”, mas é importante a criança ter em mente que, após chegar da escola, almoçar e descansar - ou depois de tomar café da manhã, no caso de quem estuda à tarde -, é hora de fazer o dever de casa. 
Mesmo que os pais não possam estar em casa no período estipulado para a realização das tarefas, é importante deixar claro para a pessoa responsável pela criança que esse horário precisa ser respeitado.

2. Providencie um ambiente adequado para a criança fazer o dever de casa. 
Um ambiente adequado está mais relacionado a um local tranquilo e sem distrações do que a uma parte específica da casa. Os pais podem, inclusive, deixar a criança escolher onde fazer a lição de casa: no próprio quarto, na mesa da cozinha ou na varanda, por exemplo. 
Nenhum pai ou mãe precisa se sentir culpado, porque, por exemplo, o filho não tem aquela escrivaninha modelo; o importante é que a criança se sinta fisicamente confortável e consiga manter o foco na lição. 
Para que haja ausência de distrações, a TV precisa estar desligada, assim como o celular. Caso a lição exija o uso da internet, o que não é incomum na atualidade, é importante se certificar de que redes sociais e sites não relacionados ao objeto de estudo não estejam sendo acessados.

3. Ajude com moderação
As tarefas de casa também são uma forma de o professor avaliar o grau de apropriação do aluno sobre um determinado assunto. Portanto, você deve deixar que seu filho faça a lição sozinho, jamais fornecendo respostas ou facilitando demais a resolução de alguma questão. 
Se a criança apresentar alguma dúvida, tente fazer perguntas que a ajudem a encontrar a resposta sozinha. Se, mesmo com suas perguntas auxiliares, ela não chegar a uma conclusão, peça que consulte o material de estudo disponível sobre o assunto. E, se nada disso funcionar, sugira que ela converse com o professor e explique sua dificuldade. 
Caso seu filho ou filha apresente, com frequência, dificuldades na realização do dever de casa, é aconselhável marcar um horário com o professor ou orientador pedagógico da escola, para verificar se há algum tipo de problema de aprendizagem.

Aplicando essas dicas de como ajudar seus filhos nas tarefas escolares, certamente você os auxiliará a construir bons hábitos de estudo e a ter um melhor desempenho na escola. Acompanhar de perto a vida escolar dos filhos é uma responsabilidade dos pais, e isso inclui apoiar as crianças na hora de fazer o dever de casa, mesmo quando não é possível estar presente o tempo todo.

 

Referências:

How to Help Your Kids With Homework. Parenting

Los diez mejores consejos sobre los deberes escolaresKidsHealth

Como ajudar os filhos com as tarefas escolares? EBC